top of page

ABC da HOMEOPATIA:

A Homeopatia é uma forma de medicina segura e eficaz, que age estimulando o sistema defensivo do organismo contra a doença, ajudando o corpo a curar-se a si próprio e a reencontrar o estado de equilíbrio a que chamamos saúde.

É uma medicina alternativa ou complementar à convencional, que actua em doenças agudas e crónicas e que é adaptada a todos os estádios da vida humana, podendo ser usada em todas as idades inclusive em lactentes e mulheres grávidas ou a amamentar.

O termo Homeopatia tem origem grega, vem de “homeos“ que quer dizer semelhante e “pathos“ que quer dizer doença, patologia.

De uma forma simplificada, a Homeopatia consiste no tratamento de uma doença, utilizando a substância, que quando tomada por uma pessoa saudável, produz um conjunto de sintomas similar ao que o doente apresenta. 

O doente é tratado no seu todo, e assim as alterações a nível físico são consideradas e relacionadas com o estado mental e emocional. Como é a causa da doença que é procurada e tratada e não apenas os sintomas físicos, o tratamento homeopático consegue ter um efeito mais profundo e duradouro.

Na Homeopatia não tratamos doenças, tratamos as pessoas que sofrem das doenças. Esta é uma diferença fundamental para a medicina convencional. Na Homeopatia nós vemos os sintomas produzidos pelo organismo do paciente, como a tentativa dos mecanismos de defesa para superar o desequilíbrio a que chamamos doença. Os sintomas são assim o sinal exterior da perturbação interior e não a própria doença.

Portanto, faz sentido estimular a resposta dos sistemas de defesa, em vez de se tentar contrariar a resposta do corpo e portanto os mecanismos naturais de cura.

Os medicamentos homeopáticos estimulam a resposta natural do corpo à doença, de modo 

eficaz e seguro.

 

 

bottom of page